domingo, 18 de abril de 2010

SALVADOR,MINHA TERRA NATAL


Salvador , cidade que nasci e me criei
Plantada sobre a monhanha e penetrada pelo mar
Esta cidade de todos os santos sempre amei
Tem muito a oferecer desde o dia raiar
No batuque do samba de roda e afoxé sempre me dei

Em todas as muitas cidade que morei
Eu a revi num detalhe de beleza
Já que é a mais antiga capital do país é digna de rei
Ostenta muita beleza na natureza

Terra mestiça com todos os coloridos do moreno
Todas as nuanças entre o branco e o negro fez a beleza ir além
Mulatas de cintura de vespa de onduloso andar pleno
Mostram o que é que a baiana tem

O povo baiano é diferente
Antes de ser brasileiro é baiano por convicção
Tem sua individualidade inerente
Pela Bahia ser um polo de cultura de diversão

Em todas cidades que andei
Nenhuma vi tão bela e misteriosa como Salvador
Ao ouvir os atabaques e canções de saudade me flagrei
Resolvi que nela quero morrer quando chegar meu dia devastador

No Brasil o baiano não é perdoado
Por se destacar fora da Bahia á beça
É difícil baiano não sobressair e ser reparado
Quase impossível mesmo que isso aconteça

O baiano é reconhecido em qualquer lugar que vasculho
Seja pelo seu jeito,pela fala e pelo humor
O povo baiano preservou seus costumes com orgulho
Seus hábitos e vocabulário próprio o distingue sim-senhor


Os maus poetas vindos de fora
A cantaram sem a entender
E cineastas a fotografaram sem a sentir embora
Os grã-finos a compraram sem a conhecer

E a todos Salvador resistiu e persiste a cada geração
Para todos capazes de compreendê-la
Onde tudo corre sem pressa e tudo se festeja sem razão
Mas fica impossível não amar sem vê-la

(Fátima Guimarães)